Não consigo pensar em outro título, que não seu nome. Vicente, Vicente... nosso pequeno grande gigante. Em outros tempos já escrevi o quanto nos é importante. Relatei da tua chegada, de quando te segurei pela primeira vez em meus braços- ainda no hospital- em algum quarto daquela maternidade tocava “descobri que te amo demais, descobri em você minha paz, descobri sem querer a vida, VERDADE”. E tu és verdade, meu pequeno. Não tens vergonha de demonstrar tuas fragilidades, de dizer: “ô dinda, eu tenho vergonha”. E nessas situações, tento, de forma ingênua te tornar imune. Tolice, a grandeza da vida é reconhecer-se pequeno. Gigante mesmo é esse mundão. 

Mundo, tenha bondade com meu menino, ele merece. Embora saiba de todos os embaraços, afinal, nenhuma linha da vida é tão reta que consiga ser previsível. Tento, equivocadamente, preparar-te. Não é possível. Sigo então, de longe, tentando acompanhar teus passos, que imaginava parcos, mas os vejo graúdos. Peço então ao tempo que ande vagarosamente para que eu possa te conduzir, de novo me engano, és extenso o bastante que a sós é possível seguir. 

Então, novamente, postulo ao mundo: “tenha paciência com meu pequeno”, ele ainda precisa aprender... Não encontrarás o mesmo carinho que certamente te dispensaria, mas desejo que independente da forma que te tratarem não esqueças de tudo que trazes no teu coração. Não deixes que os males da multidão o diminuam, só tu sabes o quão único és. E assim seja, o que teu coração te definir, pois dessa forma tenho certeza que manterás o que de mais nobre pode nos constituir. Sê forte o bastante para enfrentar todas as adversidades do caminho, acredite, há sempre uma saída e com empenho e fé a encontrarás.  

Busque a coragem até o fim, a vida é uma luta, mas não a torne uma batalha interminável e desgastante, a gente tem como missão encontrar o encantamento que é viver e transformar as provações em grandes lições. É possível continuar sorrindo, tu verás. A vida, Vicente, é o teu grande presente. Jamais te darei algo mais precioso. Dê valor a cada dia, ele é único e vale por uma existência inteira. Um dia compreenderás, sem mais delongas, cada palavra que te falo. Siga em frente, com medo, sem medo, só não recues, meu gigante, tens muito a aprender e ensinar. Meu pequeno grande, VICENTE. Feliz aniversário!