A chuva que assola o nosso Estado e faz subir os níveis dos rios é a mesma chuva que falta em outros lugares. O desiquilíbrio é sempre danoso. E reconstruir é sempre mais difícil do que evitar danos. Alguns são inevitáveis, de fato. Ontem mesmo amigos queridos tiveram que dar aquele adeus doloroso à presença física da mãe deles. É uma dor que nós, filhos, tememos passar, embora saibamos que nosso tempo aqui é finito e incerto e que pela ordem natural das coisas em algum momento teremos que nos despedir dos nossos pais. 

Não podemos evitar partidas, mas podemos aproveitar os momentos que a vida nos proporciona até que a separação seja inevitável. Isso serve para todas as relações e todos os fins. Tanto as oportunidades quanto os desafios aparecem todos os dias e nossa condição pode se alterar num piscar de olhos, a questão é justamente a forma como vamos lidar com as intempéries do caminho. Há tempo de sorrir e tempo de sofrer, mas como diria Guimarães Rosa: “Refresca teu coração. Sofre, sofre, depressa, que é para alegrias novas poderem vir”. 

Dias atrás, Felipe Toledo e Caroline Marks conquistaram títulos mundiais de surfe, ambos relataram terem passado por períodos de depressão. Caroline disse durante a premiação que “para ser um campeão do mundo, você precisa estar forte mentalmente”. Para vencermos as batalhas e dores que encontraremos pelo caminho é necessário ter a mente treinada, nossa maior força não é física. De forma equivocada acreditamos que levantar exige somente uma força motora, mas existe antes um comando mental para que isso possa acontecer. 

Dia 10 de setembro é a data mundial de prevenção ao suicídio e é inalcançável muitas vezes conseguirmos fazer com que alguém não desista de viver, mas não podemos deixar de acreditar na força de superação do ser humano. Eu acredito nisso, acredito na nossa capacidade de superação e no nosso sentimento de solidariedade com a dor do outro. Não tenho dúvida de que as famílias atingidas pelas chuvas irão se reerguer, de que meus amigos irão superar a perda deles e desejo que cada um que sofre nesse momento consiga encontrar propósito para seguir em frente. 

Deixe seu Comentário