Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023, (na 20ª edição contando a história da erva-mate e do chimarrão), informamos que: Dia 16 é Internacional da Preservação da Camada de Ozônio e Nacional do Caminhoneiro. Assim, agradecendo à Deus por escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre, O EFEITO SOCIOLÓGICO DO CHIMARRÃO.
 
O guaranítico hábito de matear, herdado pelos jesuítas e desses pelos gaúchos, trouxe uma incrível influência no temperamento social da gente deste pago rio-grandino, desde sua formação até nossos dias.
 
Não tem como pesar em povo sulino brasileiro, sem esse costume do chimarrão, é verdade que no Brasil os maiores consumidores, estão no Rio Grande do Sul, mas também temos os apreciadores catarinenses, paranaenses e mato-grossenses, que carregam em sua essência o reflexo enobrecedor do mate em seu caráter.
 
Quem mateia é por natureza agregador, pois a salutar bebida promove naturalmente uma reunião, aonde a cuia que vai de mão em mão, instiga a prosa, seja no núcleo familiar, entre amigos ou no trabalho, muito mais ainda no caso do ofício campeiro, quando no galpão da estância é que entre um mate e outro, se diz tudo dos afazeres da campanha, antes e depois das lides.
 
Outra característica dos mateadores é a hospitalidade, sim, qualquer forasteiro que entrar no rancho, galpão ou na casa da estância dos gaúchos, de pronto com o maior respeito recebe um mate de boas-vindas, e se acaso o visitante não tem o costume de matear, (querendo é ensinado), o que comprova o caráter da paciência e tolerância do povo que mateia.     
 
O chimarrão inspirou trabalhos e muitos versos que o valorizam, e nessa questão da hospitalidade, Glaucus Saraiva lidera quando escreveu: “AMARGO DOCE QUE EU SORVO NUM BEIJO EM LÁBIOS DE PRATA / TENS O PERFUME DA MATA MOLHAD PELO SERENO / E A CUIA SEIO MORENO QUE PASSA DE MÃO EM MÃO / TRADUZ NO MEU CHIMARRÃO EM SUA SIMPLICIDADE / A VELHA HOSPITALIDADE DA GENTE DO MEU RINCÃO”.
 
Além dos versos, foram criadas várias frases em homenagem a importância do mate na vida, como esta de autor desconhecido “O MUNDO GIRA FEITO UMA RODA DE CHIMARRÃO, MESMO QUE TENHAMOS DE ESPERAR, UMA HORA CHEGA A NOSSA VEZ”. 
 
Para pensar: Tem um ditado que diz de alguém que sabe receber: Mais hospitaleiro do que um mateador!  

Deixe seu Comentário