Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023, (nesta 20ª edição contando a história da erva-mate e do chimarrão, que na edição de 2024 (já nas bancas), traz a história dos 50 anos de nativismo no RS, por 14 eventos pioneiros em atividade), informamos que: No 1º de dezembro é Dia Mundial da Luta Contra AIDS; Dia 2 da Astronomia, do Samba e do Sambista; Dia 3 dos Deficientes Físicos; Dia 4 do Orientador Educacional; Mundial da Propaganda, do Trabalhador em Minas de Carvão e do Pedicuro; Dia 5 da Cruz Vermelha e Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social.  Agradecendo a Deus por poder escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre: UM ENCONTRO DAS GERAÇÕES

 

No final de novembro, mais precisamente de 24 a 26, estivemos pelo SISTEMA TARCA DE COMUNICAÇÃO, (STC Rádio Jornal e Tv), fazendo outra cobertura do ENART - Encontro de Arte e Tradição Gaúcha, que se realiza anualmente na progressista cidade de Santa Cruz do Sul.

 

Essa maravilha de evento iniciou-se em 1976, no teatro Araújo Viana em Porto Alegre, reunindo invernadas artistas dos Centros de Tradições Gaúchas, para que apresentassem ao grande público, música, poesia e danças folclóricas do pago. Eu estava lá, como integrante da artística do CTG Sinuelo do Pago de Uruguaiana, fundado em 1955, que por sinal tinha na comissão fundadora como patrão, o velho Dorotéo Oliveira de Abreu (meu pai), que já está nos CTGs celestes.

 

Interessante é que, esse evento que já teve nome de MOBRAL, FEGART, se aquerenciou em Santa Cruz Sul. Vejam, o evento MOBRAL foi assim chamado nas primeiras edições, porque a movimentação artística do MTG, estava alinhada a essa bela iniciativa dos governantes militares, iniciada em 1967, para alfabetização brasileira dos 15 aos 30 anos. Quando em 1976 a professora Maria Nilza Paz Lopes, de Santa Cruz do Sul, preocupada com a evasão escolar, procurou os CTGs da cidade, para fazerem apresentações artísticas nas salas de aulas dos colégios, e com isso atrair a comunidade estudantil, à vir na escola e ficar sabendo das nossas tradições.

 

Daí compreendemos que espiritualmente a cidade que hoje sedeia e promove esse evento desde 1987, junto do MTG e Governo do Estado o ENART, já estava nessa frequência, pela energia de sua professora Maria Lopes. E o que se via antes e agora há 36 anos em Santa Cruz do Sul, é algo fantástico, uma movimentação de gerações, avôs, pais, filhos, netos, alunos de todas as idades, integrados por uma só causa, a tradição pela arte de tocar, cantar e dançar o Rio Grande do Sul.

 

Eis a prova de que o MOBRAL e o FENART do passado, estavam certos em seus objetivos, bem como o ENART de ontem e de hoje. Imagino como não devem estar felizes, vendo lá do orbe celestial, na dimensão espiritual que se encontrarem, os que fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho, (Paixão Cortes, Barbosa Lessa, Glaucos Saraiva), e seus discípulos, do Nico Fagundes ao Monoelito Savaris, que no ano passado, ainda coordenou em novembro a 35ª edição, como presidente do MTG e no mês seguinte, pulou a cerca da vida terrena.

 

Aplaudo aqui o fabuloso evento espiritual e materialmente que se tornou o ENART, cumprimentando as centenas de organizadores voluntários e os milhares de participantes, e suas plateia, rogando para os que ainda não foram ao evento, o façam e certifiquem nossas observações ou nos corrijam.

 

Para pensar: Quem dança, poetisa e canta, os males espanta, e a felicidade chega bem de mansinho, pra uma mate de fim de tarde e fica aquerenciada na alma de todos, que defendem as tradições.  

Deixe seu Comentário