Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2024 em seu terceiro mês, contando a história dos 50 anos de nativismo gaúcho por 14 de seus festivais de música, pioneiros em atividade, informamos que: Dia 08 Internacional da Mulher; Dia 10 do Sogro e das Sociedades Amigos do Bairro; Dia 12 Nacional do Bibliotecário; 14 Dia dos Animais e Nacional do Vendedor de Livros. Agradecendo a Deus por poder escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre: COMO SURGIU A TERTÚLIA NATIVISTA DE SANTA MARIA.

Foi na Boca do Monte, no mês de março de 1980, exatamente há 44 anos que surgiu o nono festival regionalista gaúcho, dessa forma certificando Santa Maria por sua força educacional, social e turística, que por tais razões, não poderia ficar de fora dessa expansão cultural. Seu idealizador foi o radialista José Figueiredo Vassauer, mais conhecido como Xirú, que desde 1971, transmitindo para a Rádio Universidade de Santa Maria, a Califórnia da Canção, pressentiu que sua cidade, era terra fértil para algo semelhante. Vassauer encontrou na figura de Amaury Dalla Porta, então patrão da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, apoio suficiente para tal investida.

O nome do festival também, é inspiração do Xirú Vassauer, que foi busca-lo, no hábito dos antigos saraus, reunião realizada geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar artisticamente, que o espanhol chama de tertúlia e o gaúcho pampiano adotou em suas guitarreadas e cantos nas pulperias, nos galpões, nas estâncias, ao convivo social e naturalmente formando artistas.

A primeira edição da Tertúlia Nativista de Santa Maria foi temática, todas ás músicas deveriam abordar o tema MINUANO, com a finalidade de criar um hino a instituição promotora do evento, chamada Estância do Minuano Associação Tradicionalista e Cultural. Essa edição praticamente com artistas locais, ficando em ambito regional, e teve como vencedores, Luiz Carlos Borges e Humberto Gabi Zanatta, com a obra Minuano.  

O sucesso da primeira se alastrou, tanto que na segunda edição da Tertúlia, concorreram  autores de vários recantos do estado, tendo fatos marcantes como: o surgimento de uma obra que não fora premiada mas que ganhou o mundo gaúcho, intitulada Canto Alegretense, dos irmãos Nico e Bagre Fagundes, que contavam no palco com Neto Fagundes e Renato Borguetti com 19 anos, surgindo a dupla estadualmente, para a exitosa carreira nacional e internacional de ambos. Exemplo vivo da missão bem sucedida dos festivais!     

Apesar desse evento estar com 44 anos, e experimentado vários palcos em Santa Maria,  infelizmente teve interrompido várias edições, felizmente ano realizará sua 31ª edição, tudo cremos que na sede de sua origem, donde a nosso juízo nunca devia ter saído, da Estância do Minuano.    

Para pensar: Dizem que o bom filho sempre a casa volta e o bom evento também. Viva a Tertúlia Nativista!

Deixe seu Comentário