Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2024 em seu terceiro mês, contando a história dos 50 anos de nativismo gaúcho por 14 de seus festivais de música, pioneiros em atividade, informamos que: Dia 15 Mundial do Consumidor e da Escola;  Dia 17 Internacional do Marítimo; Dia 18  do Demoley; Dia 19 de São José, do Carpinteiro, do Marceneiro; do Artesão e do Moribundo. Agradecendo a Deus por poder escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre:!

Antes porém, preciso acertar uma gafe cometida na matéria da semana passada, onde por ter visto no início de suas carreiras, na década de 80, NETO FAGUNDES e RENATO BORGUETTI, ascenderem em dupla nos palcos dos festivais e da vida, tanto que foram em 1983 vencedores da Califórnia, acompanhando Cesar Passarinho na obra GURI. Antes disso então, como os dois estivavam concorrendo na segunda Tertúlia, onde surgiu o Canto Alegretense, daí confundindo com episódio californiano, escrevi que Renato Borguetti estava nesse elenco. Por sorte o poeta, escritor, Gilberto Carvalho, que era jurado dessa Tertúlia, me chamou atenção e corrijo. Assim peço desculpa, perdão aos leitores e a história, pela confusão, escrevendo que a gaita do Canto Alegretense na estreia em Santa Maria, era de Bagre Fagundes, autor da música, e líder do Grupo Inhanduy, formando por Bagre, Neto e Ernesto Fagundes.   

Dito isso, entro no tema dessa semana, onde lhes revelo algo muito interessante, que faz a gente pensar. Pois como sempre faço, recorrendo nosso livro-agenda que tenho publicado muito sobre nossa história, dados estatísticos dos 497 municípios gaúchos, calendário oficial de ventos anuais, estaduais, datas comemorativas, dentre outras. Me deparei que no dia 21 de março, tem algo incomum, na página 90 nota que três grandes artistas gaúchos, estão alinhados pelo dia. Assim aproveito para lembra-los, homenageá-los, in memória e respeito, a começar pelo mais velho.

 AIRTON PIMENTEL, natural de Bagé, um agitador cultural folclórico, cantor, compositor, que era funcionário da Assembleia Legislativa, do setor de segurança, criador de grupos artísticos, vencedor de vários festivais, inclusive da Califórnia da Canção Nativa, como autor da música Negro da Gaita, letra de Gilberto Carvalho, o mesmo citado no cabeçalho. Pimentel nasceu em 17 de outubro de 1938 e faleceu em Porto Alegre, no dia 21 de março 2020.

CÉSAR ESCOTO PASSARINHO, músico, cantor, natural de Uruguaiana, nascido em 21 de março de 1949, que colecionou troféus praticamente de todos festivais realizados no Rio Grande do Sul, envergando invejável carreira artística, desde o samba até a milonga, com vários discos gravados, nos deixou um repertório regionalista fabuloso. Foi vencedor como interprete pelo menos de três califórnias da canção nativa, em 1976 com Um Canto Para o Dia, em 1977 com Negro da Gaita e em 1983 com a obra Guri. Aquerenciado em Caxias do Sul, lá faleceu em 14 de maio de 1998.

GALLILEU DE ARRUDA DOS SANTOS, músico, compositor, cantor e publicitário, nascido em Porto Alegre no dia 21 de março de 1953, mente criativa que lhe fez bem sucedido na publicidade granjeado prêmios pelos seus gingles, compor varias obras para a MPB e para o nativismo, sendo vencedor do 7º Musicanto com obra Cunãtai, participou do MPB Shell, teve musicas gravadas por Fafá de Belém, nos deixando a famosa Paraguaita, gravada por vários artistas gaúchos. Faleceu, no dia 27 de abril de 2012, na capital de todos os gaúchos.

Para pensar: A energia dos números, pelas datas de nacimento e morte, com toda certeza nos dizem algo, basta investigar pela numerologia!  

Deixe seu Comentário