Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2024, contando a história dos 50 anos de nativismo gaúcho por 14 de seus festivais de música, pioneiros em atividade, informamos que Dia 29 é aniversário de Soledade; Dia 30 de São Marinho; Dia 31 Encantado e Mato Castelhano; 1º de abril Dia da Mentira, e 1º ano da estreia do Podcast FOLCLOREANDO, (que apresento todas as quintas-feiras ás 19 horas de algum recando do Estado); Dia 2 Internacional do Livro Infanto-juvenil e do Propagandista;  Dia  3 aniversário de Pedro Osório e Santo Antônio da Patrulha; Dia 4 Nacional do Parkinsoniano.  Agradecendo a Deus por poder escrever e ser lido, o invoco para dizer do: FOLCLOREANDO.

Quando em 2018 satisfeito, ajustei minhas contas na Rádio Gaúcha, porque precisava de umas férias longas, nunca tiradas nos 16 anos e 9 meses de labuta todos os domingos das 6h às 9h, e, como resolvera nesse interim enfrenar uma campanha eleitoral, a rádio preferiu retirar o Galpão do Nativismo do ar, mesmo sendo o programa de maior audiência da emissora, perdendo apenas à transmissão esportiva de final de campeonato. Isso, nada mais, nada menos do que o vice-presidente da RBS há época, me disse: “Tu és um problema bom para nossa empresa!” Porque? O programa de cultura regional, tinha mais IBOPE que os do foco da rádio, (notícia e esporte), e de certo causava dores de cotovelo que do Gelol a Morfina, não resolviam. Tanto que certa vez o gerente Cyro Martins me contou, “querem tirar o Galpão do ar, porque tem muita audiência!” Seguiu o Ciro, “eu bati contra porque estudamos no exterior como fazer audiência e agora algo que naturalmente fizeste ser sucesso, querem tirar do ar, não faz sentido!” Só para registro técnico, eu peguei o Galpão N em 2002 com 10% no IBOPE, em 2 anos foi para 30%, no quinto ano bateu os 70%, encerrando com 86%. Publico isso, não por exibimento ou flauta, é história real de números comprovados que temos! E não é como o das eleições que só “STE” viu e publicaram o que quiseram!

O fato é que o nosso Galpão do Nativismo que foi do Darcy, do Nico, sumiu aos 36 anos, para o lamento da torcida que até hoje me atormenta. E eu resolvi concorrer a Deputado Estadual e fui barrado no baile, com mais ou menos 35% do eleitorado de Eldorado do Sul, tivemos o título cassado, porque não fizemos a tal biometria. Coisa do Brasil, proibir alguém de votar e de ser votado, por uma determinação administrativa que devia ser uma notificação oficial por correio e não um comunicado da imprensa lixo, que levou a grana dos Correios. Isso contrariou a Constituição que é clara, todos tem a obrigação de votar e o direito de ser votado, garantido pelo governo. Mas o atropelo da Constituição Federal, nem nos tempos de chumbo ocorreram como nesses tempos de “democracia” pra inglês ver e que vai nos aplicar mais golpes!

Assim segui a luta no rádio, como apresentador do Gauchesco & Brasileiro, que semanalmente há 31 anos vai ao “ar” em 70 emissoras no RS, SC, PR, Brasília e Argentina, e que pode ser ouvido no You Tube em Tv Tarca. Até que meu filho Renato Fagundes, me botou uma mosca do chifre dizendo: “Pai tu tens que fazer um podcast!” Sabia eu o que era isso, fui estudar, daí que em 2023 no dia 1º de abril, contrariando o dia da mentira, estreamos pela verdade o CULTURANDO em Porto Alegre, que logo no terceiro programa passei para FOLCLORENANDO, porque achei um projeto na internet com o mesmo nome em São Paulo.

Agora até parece mentira, nesta semana fará um ano “no ar” o espaço que brindamos ao FOLK, ao FOLCLORE (ciência que estuda os fatos materiais e espirituais de um povo, traduzidos sem ensaio formal, pelo ato da tradição), por onde temos nas quintas-feiras, às 19h, folcloreado de algum recando do pago, do país ou quiça em breve do mundo, porque o sucesso vem chegando de chapéu tapeado, à esse Programa, Live, Podcast – FOLCLOREANDO, ao vivo no Instagram e logo vai gravado no Youtube, ambos em tv tarca.

Data vênia, com todo prazer rogo gratidão a essa querida audiência que vem crescendo a galope; dedico carinhoso obrigado aos apoiadores de ontem na produção técnica, jornalistas - Valmir Costa e Marcelo Dumit, aos de hoje – Briana e Micaella Thompso (em P.Alegre), e, Mariam e Bryan Henker (em Sta. Cruz do Sul). Mil gracias ao Hotel Ritter de P.Alegre, local da estreia, às residências que visitamos aqui, do patrão do CTG Itia e Florianópolis da Martha Assis Brasil e Renato Ribeiro, e ao Galpão do Gaúcho Pachola (local das últimas 7 edições em Sta. Cruz do Sul); Também profunda gratidão aos patrocinadores de ontem: Restaurante Passarinho e Livraria Martins Livreiro (POA); Hotel Charrua (Sta. Cruz do Sul); Wernek Imóveis Rurais (Viamão); Café Fermata, Chalé da Praça XV, Restaurante Churrasquita e Churrascaria Cultura Gaúcha (POA); Gratidão aos patrocinadores de hoje: JÁ MULTIMARCAS Automóveis (Sta. Cruz do Sul), Livro Agenda Gaúcha e Produtos da marca CVF (Eldorado do Sul); e ao patrocinador âncora de sempre, VINHOS LANCEIRO NEGRO (Porto Alegre/RS), sabor da história gaúcha, nos restaurantes e supermercados, que também vendem cultura!             

Para pensar: Querer é poder, mas tem que planejar, fazer, persistir, honrar e amar, daí o sucesso chega!  

Deixe seu Comentário